Rede Diaconal IACEV
Segundo os estudiosos, a palavra diácono vem do grego "diakonos" e que tem o significado de "servo", o que pelo relato bíblico não há como negar que ao ocupante do cargo compete, em primeiro lugar, servir a comunidade de fé Gálatas 6:10 - Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé, assim como, dentro das possibilidades, o atendimento daqueles que, mesmo não comungando com os mesmos princípios de fé, buscam, na igreja, um consolo para suas dores e necessidades.
Quando nosso Mestre aqui esteve, Ele assim se expressou: "O Filho do Homem veio para servir..." Marcos 10:45, sendo assim o Seu Exemplo deve ser seguido, principalmente, pelos diáconos e diaconisas, os quais O têm como o único exemplo e modelo, logo se entende que seja a funçãofundamental dos diáconos e diaconisas prestar socorro material e espiritual às viúvas, órfãos e necessitados.
Qualificações para ser Diácono: Atos 6:3 - Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.
Para o exercício de qualquer atividade humana, certamente há requisitos a serem preenchidos, e neste caso não é diferente, por isso a Palavra de Deus faz algumas exigências fundamentais para o estabelecimento do diaconato:
- Que as pessoas gozem de uma boa reputação;
- Que sejam cheias do Espírito;
- Que demonstre ter sabedoria
Dando prosseguimento as instruções ao exercício do diaconato o apóstolo Paulo defini alguns caracteres individuais que devem acompanhar a pessoa daqueles que pretendem tomar parte no diaconato.
Investidura
Atos 6:6 - E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos.
Após a escolha e eleição pela igreja, o relato bíblico nos informam que os eleitos ao cargo de diáconos foram investidos através da oração e imposição das mãos.
Assistência Litúrgica
I Corintios 14:40 - Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.
Embora não haja preceitos bíblicos nos quais possamos identificar as tarefas diaconais relativas à liturgia é compreensível que sendo o diácono um servo da igreja, nada o impede de tomar parte no bom desempenho dos cultos e reuniões, agindo ativamente nas seguintes tarefas:
a) Recepção e indicação de lugares
b) Auxiliar na Ceia do Senhor
c) Ajudar na cerimônia batismal
d) Orientar a reverência no recinto da igreja.
Todas as funções relacionadas acima requerem três tipos de capacitação: Física; Intelectual; Espiritual.
a) Física – Boa condição de saúde. Aparência adequada. Porte físico para funções específicas. Boa dicção. Bom testemunho. Etc.
b) Intelectual – Conhecimento teórico das funções. Conhecimento Bíblico. Sabedoria. Bom Senso. Equilíbrio. Serenidade. Bom testemunho. Etc.
c) Espiritual – Conhecimento Bíblico (Leitura e Prática da Palavra de Deus). Jejuns. Orações. Experiência de vida cristã. Bom testemunho. Etc.
Deus conhece nossas fraquezas e as entende, mas isso não quer dizer que Ele nos quer em uma situação de comodismo. Pois através do seu poder, podemos superar qualquer limite, Romanos 8:37 - Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores por aquele que nos amou.
Devemos sempre fazer o melhor para o Nosso Deus. Assim estaremos demonstrando nosso amor e obediência para com Ele.